quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pneus descartados podem ser utilizados em barreira acústica




Por Daniel Accioly 0 comentário(s)
O pneu é um dos maiores vilões do meio ambiente. Se por um lado ele facilita as nossas vidas, permitindo com que carros, ônibus, caminhões e outros veículos transitem por estradas, após sua vida útil dificilmente ele é reaproveitado, indo parar em lixões, aterros sanitários e fundo de rios, lagos e mares.

Por isso, pesquisadores espanhóis elaboraram um super projeto, batizado de Ekopan, para a utilização dos pneus descartados. A ideia é produzir isolamentos acústicos para minimizar ruídos de carros em vias próximas a grandes centros urbanos com o material, substituindo o concreto, tradicionalmente usado.

O projeto é benéfico não só pelo fato de criar um destino para os pneus descartados, mas também por contribuir com a redução das emissões de gás carbônico proveniente da fabricação do concreto.

O objetivo dos pesquisadores agora é viabilizar a produção em larga escala das barreiras acústicas feitas com borracha de pneu. “O foco é otimizar o processo de manufatura para a escala industrial, validar as propriedades mecânicas e acústicas e conduzir um estudo de mercado para a venda do produto”, diz no site oficial do projeto.
* Com informações de Superinteressante
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores