quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto transforma água salgada em potável




Por Daniel Accioly 0 comentário(s)
O acesso à água potável é um dos problemas que aflige o mundo. De acordo com dados das Nações Unidas, aproximadamente metade dos habitantes do planeta não Tem acesso à água potável. Apesar de 70% do planeta ser coberto por água, apenas 3% é de água doce, e temos disponível para consumo apenas 0,2% desse total. Por isso, toda solução para esse problema é bem-vinda.

Com uma tecnologia simples, o designer italiano Gabrielle Diamanti desenvolveu um produto capaz de dessalinizar água salgada e transformá-la em água potável. O projeto, denominado Eliodomestico, demorou 7 anos para ser desenvolvido e já foi exposto em países como Itália, Espanha e França.

O Eliodomestico não utiliza eletricidade, não usa filtros, e é de simples manutenção. O seu funcionamento depende exclusivamente do calor do sol. O forno cerâmico dividido em três partes. A água salgada é armazenada em um recipiente preto. Com o calor do sol, o vapor de água é conduzido por pressão e condensado. Por meio de um duto, é encaminhado para uma bacia de coleta.

O aparelho consegue dessalinizar até 5 litros de água por dia, que faria muita diferença para milhões de pessoas. O custo estimado de produção é de 50 dólares. O designer afirma que sua fabricação é simples, e revela detalhes em seu site oficial.

* Com informações de Superinteressante
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores