quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil possui cinco espécies entre as cem mais ameaçadas




Por Daniel Accioly 0 comentário(s)
O Brasil é um lugar abençoado, que conta com boa parte da fauna do planeta. Animais exuberantes e importantes para o nosso ecossistema vivem em nossas florestas, matas, cerrados, rios e mares. Porém, essa fartura desperta interesses que põe em risco o desenvolvimento de diversas espécies. De acordo com uma lista publicada nesta terça-feira pela Sociedade Zoológica de Londres, cinco espécies brasileiras de animais estão entre as cem mais ameaçadas de extinção no mundo. O Brasil figura na lista com um macaco da Floresta Atlântica, um pássaro da Chapada do Araripe, no Ceará, um roedor e duas borboletas.

O relatório aponta o desmatamento indiscriminado como um dos principais motivos da diminuição das espécies. Dentre as espécies brasileiras da lista, figura o simpático soldadinho-do-araripe, pássaro que existe apenas na Chapada do Araripe, no Ceará. A população é estipulada em apenas 779 indivíduos. Outro destaque da lista é o muriqui-do-norte, maior macaco das Américas, só encontrado na Mata Atlântica, no Sudeste do País. A quantidade de indivíduos está abaixo dos mil, e a maioria vive nas reservas do governo.

O estudo é resultado da avaliação pioneira de 8 mil cientistas, que observaram os animais, plantas e fungos em situações críticas em relação ao número de indivíduos. “Todas as espécies listadas são únicas e insubstituíveis. Se elas desaparecerem, não haverá dinheiro que as traga de volta”, disse Ellen Butcher, da Sociedade Zoológica de Londrese coautora do relatório ao Terra. “No entanto, se tomarmos ações imediatas, podemos dar a elas chances de lutar pela sobrevivência. Mas isso requer que a sociedade apoie a posição moral e ética de que todas as espécies têm direito de existir.”
A lista de 100 espécies mais ameaçadas inclui ainda a borboleta Actinote zikani, que vive na Serra do Mar, perto de São Paulo, e a Parides burchellanus, com uma população de abaixo dos 100 indivíduos no Cerrado brasileiro. Possuir cinco espécies nessa lista faz acender o sinal vermelho para a questão, se fazendo necessária iniciativa imediata do governo e da sociedade para a manutenção desse que é o nosso maior patrimônio: A natureza.
* Com informações de Terra
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores