domingo, 26 de agosto de 2012

Manjericão

Ocimum gratissimum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaManjericão
Ocimum gratissimum florido
Ocimum gratissimum florido
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Ocimum
Espécie: O. gratissimum L.
Ocimum gratissimum L., popularmente conhecida alfavacão, alfavaca-cravo, manjericão-cheiroso ou simplesmente alfavaca ou manjericão, é uma espécie do gênero Ocimum,[1] provavelmente originária da Índia e subespontânea em todo o Brasil.[2]

Usos Medicinais

O óleo essencial de Ocimum gratissimum contém 70-80% de eugenol(Gupta, 1994; Lorenzi & Matos, 2002), sendo importante a para a produção comercial de eugenol na Índia, onde vem sendo cultivada. A planta mostra alguma evidência de atividade antibacteriana, sendo bastante utilizada na medicina, indústria e agricultura em função das propriedades antifúngica, antibacteriana, antidiarréica, hipoglicemiante e antiinflamatória. Apresenta ainda, ação antisséptica local, sendo utilizada como aromatizante bucal.[3]
Testes em cobaias provaram que o óleo essencial relaxa os músculos do intestino delgado, de acordo com o uso tradicional da planta para o tratamento de distúrbios gastrointestinais[4] e do trato urinário.[5] O banho preparado com as folhas é usado externamente para combater qualquer tipo de micose. O xarope das folhas com mel é usado contra tosses, dores de cabeça e bronquites. A decocção das raízes é usada contra diarréias, distúrbios do estômago, dores de cabeça e como sedativo para crianças. O xarope preparado com as raízes é indicado contra tosses e dores de cabeça.[6]

Uso culinário

É uma planta com diversas aplicações na área da culinária, é utilizada em molhos de macarrão, pizzas e temperos para churrascos. Os ramos ainda verdes são usados em saladas, ou, secos, como condimento.

Referências

  1. "Antidiarrhoeal effects of Ocimum gratissimum leaf extract in experimental animals". Veronica N. Offiah, Unoma A. Chikwendu,Journal of Ethnopharmacology, Vol. 68, No. 1-3, Dec. 15, 1999, pp. 327-330.
  2. Enraizamento de Estacas de Alfavaca (Ocimum gratissimum L.), por Marçal Henrique Amici Jorge, Flávio da Silva Emery e Alessandra Moraes e Silva.
  3. Detecção de Aethalion reticulatum (L., 1767) (Hemiptera: Aethalionidae) em alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) e observações sobre sua ocorrência, por Rando, J.S.S e Lima, C.B. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, vol.12, nº2. Botucatu, abr.- jun. 2010. ISSN 1516-0572.
  4. "Antibacterial Activity of Ocimum gratissimum L. Essential Oil", por Celso Vataru Nakamura, Tania Ueda-Nakamura, Erika Bando, Abrahão Fernandes Negrão Melo, Díogenes Aparício Garcia Cortez, Benedito Prado Dias Filho. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Vol. 94(5): 675-678.]
  5. Justification for the use of Ocimum gratissimum L in herbal medicine and its interaction with disc antibiotics por Emeka I Nweze e Elizabeth E Eze. BMC Complementary and Alternative Medicine 2009, 9:37
  6. DI STASI, Luiz Claudio e HIRUMA-LIMA, Clélia Akiko. Plantas medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica. São Paulo: Unesp, 2002.
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaManjericão de folha-larga
Ocimum basilicum
Ocimum basilicum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Ocimum
Espécie: O. basilicum
Nome trinomial
Ocimum basilicum
L.
Subespécies
O. b. var. purpurascens
O. b. var. minimum
Sinonímia botânica: Ocimum pilosum Willd.
O manjericão de folha-larga (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também conhecido apenas por manjericão ou basílico,[1] é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como temperos; além, disso, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores. Costuma-se retirar suas primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta.
Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero, particularmente na tradicional pizza Margherita.

Índice

Propriedades medicinais

Na medicina tradicional, é usado como planta medicinal. As suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
O óleo essencial de O. basilicum (menos de 1%) tem uma composição complexa e variável, segundo o clima, o solo, a época da colheita, etc.[2] Os mais importantes componentes aromáticos são cineol, linalol, citral, estragol, eugenol e cinamato de metila, embora não necessariamente nessa ordem. Outros monoterpenos (ocimeno, geraniol, cânfora), sesquiterpenos (bisaboleno, cario­fileno) e fenilpropanóides (metil eugenol) podem estar presentes, em concentrações variáveis, com forte influência sobre o sabor. [3]

Nota

  1. O termo alfavaca (do árabe al-habáqa) é outra designação comumente aplicável ao manjericão e a várias espécies do gênero Ocimum.
  2. Spice pages. Basil (Ocimum basilicum L.)
  3. Caracterização química de extratos de Ocimum basilicum L. obtidos através de extração com CO2 a altas pressões, por Marcio Mazutti, Bernardo Beledelli, Altemir José Mossi, Rogério Luís Cansian, Cláudio Dariva,José Vladimir de Oliveira e Natália Paroul. Química Nova vol.29, nº6. São Paulo nov.- dez. 2006

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Um comentário:

  1. Propriedades Nutricionais

    Os componentes ativos até agora conhecidos são os óleos e tanino.
    Propriedades Medicinais

    Entre outras propriedades, o chá de manjerona alivia as cólicas menstruais e acalma os nervos, favorecendo o sono. Já como tempero, estimula o aparelho digestivo e combate gases, cólicas e gastrites.

    Fonte: www.geocities.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores