domingo, 19 de agosto de 2012

Feijão Preto - Benefícios para a Saúde


Feijão
O feijão preto fornece fibra ao organismo


O feijão preto, como o feijão, são ricos em fibra alimentar.
Por esta razão, feijão e outros grãos são alimentos úteis para as pessoas com o metabolismo da glicose irregular, como diabéticos e aqueles com hipoglicemia, pois o feijão tem um índice glicêmico baixo.
Isto significa que a glicemia (açúcar no sangue) não sobe tão alto depois de comer feijão como faz em relação ao pão branco.
Este efeito benéfico é provavelmente devido a dois factores: a presença de maiores quantidades de absorção de proteínas retardadoras no feijão, e o seu nível elevado de fibras solúveis.
As fibras solúveis absorvem água no estômago formando um gel que retarda o metabolismo de carboidratos.
A presença de fibras também é o principal fator no poder de redução do colesterol no feijão. As fibras ligam-se se aos ácidos biliares que são usados para fazer o colesterol. Não é absorvida, e quando ele sai do corpo nas fezes, leva os ácidos biliares com ele.
O Feijão Preto Diminui o risco de ataque cardíaco

O feijão preto contribui para a saúde do coração não só através das qualidades da sua fibra, mas também nas quantidades significativas de ácido fólico e magnésio do mesmo.
O folato ajuda a conseguir níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido que é produto intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação.
Os níveis sanguíneos elevados de homocisteína são um fator de risco independente para o ataque cardíaco, derrame ou doença vascular periférica, e encontram-se entre 20-40% dos pacientes com doença cardíaca. Estima-se que o consumo de 100% do valor diário (VD) de folato seria capaz, por si só, de reduzir o número de ataques cardíacos sofridos pelos americanos a cada ano, em 10%.
Apenas uma xícara de feijão preto cozido fornece 64% do DV de folato.
O feijão preto oferece uma boa dose de magnésio e coloca ainda outra vantagem na coluna dos seus efeitos cardiovasculares benéficos.
O magnésio é ele próprio um canal bloqueador de cálcio da Natureza. Quando o magnésio é bastante próximo, veias e artérias respiram um suspiro de alívio e relaxamento, o que diminui a resistência e melhora o fluxo de sangue, oxigénio e nutrientes por todo o corpo. Estudos mostram que a deficiência de magnésio não está associada apenas ao ataque cardíaco, mas que imediatamente após um ataque cardíaco, a falta de magnésio produz uma lesão de uma radical livre para o coração.
Quer, literalmente, manter o seu coração feliz?
Coma feijão preto. Uma xícara de feijão preto irá fornecer-lhe 30,1% do VD para o magnésio.
O feijão preto também contêm compostos chamados polifenóis , que são úteis para as pessoas com colesterol elevado, pois atuam como antioxidantes no sangue, prevenindo o colesterol da oxidação dos radicais livres.
Só depois de o colesterol ser danificado pelos radicais livres, é que ele forma placas nas paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o desenvolvimento da aterosclerose.
Os polifenóis do feijão-preto também têm alguns efeitos potencialmente negativos. Alguns dos polifenóis podem ligar-se a algumas das proteínas e ferro, e a esses grãos de abastecimento, impedindo a absorção desses nutrientes.
Mas não deixe que essa preocupação tome conta de si, se fizer uma dieta variada, que forneca proteína e ferro a partir de uma variedade de fontes. Em caso afirmativo, pode facilmente compensar eventuais consequências negativas da vinculativo taninos, nutriente encontrado no feijão preto.
O Feijão preto fornece energia e nivela os níveis de açúcar no sangue

Além dos efeitos benéficos sobre o sistema digestivo e do coração, a fibra do feijão preto é solúvel e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Se sofrer de resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, o feijão preto pode realmente ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue estável, fornecendo a energia de queima lenta. Estudos de dietas de fibra alta e níveis de açúcar no sangue têm mostrado os benefícios dramáticos fornecidos por estes alimentos elevados da fibra.
O Manganês para produção de energia e de defesa antioxidante

Feijão preto é uma boa fonte do mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes.
Por exemplo, a chave oxidativa da enzima superóxido dismutase, que desarma os radicais livres produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), necessita de manganês.
Apenas uma xícara de feijão preto abastecimento de 38,0% do valor diário para este importante traço muito mineral.
Fonte: www.i-legumes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores