terça-feira, 10 de julho de 2012

Brasileiros ainda desconhecem o que é consumo sustentável



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, mostrou que dois em cada três brasileiros não sabem o que é consumo sustentável. O dado foi resultado do estudo “O que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável” e revela a realidade. Muitos acham que sabem do assunto, mas têm suas dúvidas.
Entre aqueles que disseram saber do que se trata, 54% disseram que consumo sustentável é consumir produtos que não agridem o meio ambiente nem a saúde humana. Um terço do que sobrou acha que significa evitar desperdício de água e energia, 9% acredita que se trata de consumir produtos que façam bem à saúde e 3%, que seja comprar produtos mais baratos.
Outro ponto importante da pesquisa está relacionado à coleta seletiva. Cerca de 52% dos entrevistados disseram não fazer separação de lixo para reciclagem em suas casas. Apesar de não compensar, cerca 86% desses brasileiros sabem que separar o lixo pode ajudar o meio ambiente de alguma forma. Ou  seja, falta um empurrãozinho para fazer a coleta seletiva “pegar”.
Os brasileiros sabem o que precisa ser feito para a assegurar a preservação, como reduzir o consumo de energia elétrica (61% os entrevistados), eliminar o desperdício de água (58%), diminuir o uso de gás em casa (22%), participar de mutirões de limpeza e de práticas de reflorestamento (15%). Além disso, 13% dos brasileiros dizem se preocupar com o meio ambiente. O percentual é mais do que o dobro do registrado há seis anos (6%).

De acordo com o levantamento, o meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros, ficando atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%).
Podemos dizer que isso já é uma ótima notícia e um grande avanço para os dias atuais. Os eventos da Rio+20 com certeza foram um motivo extra para as pessoas terem acesso a informações importantes e entenderem um pouco mais sobre consumo sustentável. É preciso que o povo saiba o que fazer para mudar. Só assim cada um poderá fazer sua parte e salvar o meio ambiente.
(Com informações da EFE e da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores