quinta-feira, 5 de abril de 2012

Uma fazenda com formato de supermercado

Compartilhe

Tags

Até o próximo ano, a companhia holandesa Van Bergen Kolpa Arquitetura espera colocar o protótipo de um supermercado-fazenda em funcionamento, que vai reduzir as emissões com transporte de mercadorias por caminhões movidos a diesel, já que a produção estará próxima do mercado consumidor.
A novidade será um enorme centro de cultivos, com quase dez mil metros quadrados, capaz de entregar uma grande variedade de alimentos frescos, independentemente do clima, normalmente pouco favorável à agricultura nessa região européia.
A “fazenda high-tech” pretende entregar alimentos para uma região que compreende as cidades de Amsterdam e Rotterdam.
O projeto se chama Park Supermarket e terá a colaboração de uma cooperativa de fazendas e residentes locais. O dilema moderno de obter alimentos produzidos e distribuídos localmente, mas com diversidade e constância de cultivos, será resolvido com a ajuda de variadas técnicas agrárias. Muros com serpentinas capazes de acumular calor, “tetos” de vapor emitidos por sprays e uso de fontes geotermais de aquecimento poderão garantir a manutenção do clima necessário para kiwis e abacates crescerem, por exemplo.
Serão também cultivados grãos e animais. A fazenda terá áreas próprias para suportar alagamentos e poderá tirar vantagens das cheias usando as áreas inundadas para o cultivo de arroz.
Resta saber se ao propor a variedade de cultivos, o ambiente controlado conseguirá prover a mesma qualidade que os ambientes originais de cada espécie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores