quinta-feira, 5 de abril de 2012

SINAL DO FINAL DOS TEMPOS???!!!...

Compartilhe

Tags

Chip permite estudar colmeia de abelhas que ficam vazias

Pesquisas apontam que abelhas são as principais agentes de polinização de plantas na maioria dos ecossistemas, sendo responsáveis pela reprodução vegetal. Também por isso, pesquisadores estão implantando chips em abelhas para entender por que elas têm deixado o lar. Está se tornando comum a colmeia de abelhas ficar desabitada em Salamanca, na Espanha.
Por lá, de cada dez colmeias, oito acabam morrendo porque a abelha rainha deixa de botar ovos que garantam a vida naquele local. Essa realidade é constatada há anos e intriga os estudiosos sobre o assunto, que não sabem se as abelhas vão para outro lugar ou se morrem por ali.
Para obter alguma pista a respeito, microchips estão sendo implantados no tórax das abelhas e, cada vez que passam pela entrada da colmeia, um leitor registra em um computador dados que depois são estudados.
Os dados estão sendo coletados tanto em colmeias saudáveis quanto em outras onde já foi identificada a presença de pesticidas, ainda que em níveis insuficientes para matá-las. Tentam entender se são suficientes para, aos poucos, reduzir a população de abelhas a níveis críticos.
Por enquanto, acredita-se que a morte das abelhas se deva a má nutrição antes do inverno por falta de floração, descontrole em relação a um ácaro que parasita as abelhas e a presença de pesticidas até para combater esse ácaro.
Os chips permitem estudar o tempo de vida destes pequenos animais para saber se os baixos índices de pesticidas são suficientes para encurtar a longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores