quinta-feira, 5 de abril de 2012

PERIGO!!! ALERTA VERMELHO - População de 7 bilhões exige mais cuidados com o planeta

Nos próximos dias, a população do planeta atingirá a marca de sete bilhões de habitantes, um momento crítico que estimula a reflexão sobre como assegurar um futuro sustentável para tanta gente e para as próximas gerações sem esgotar os recursos naturais.
As estatísticas indicam que estamos crescendo a passos relativamente largos. A boa notícia é que o crescimento foi menor do que o previsto por estudiosos na década de 1960.
Segundo um estudo atual da Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa é que haverá 9,3 bilhões de pessoas no planeta em 2050. E mesmo as comprovadas quedas nos índices de natalidade em todos os continentes não são suficientes para haver redução populacional.
Para o final do século, especialistas já fazem estimativas de que esse número poderá chegar a 15 bilhões – mais que o dobro dos níveis atuais e cinco bilhões a mais do já previamente estimado pela ONU.
Diante dessa realidade, não pensarmos todos de forma sustentável passa a ser um risco, já que os recursos deverão ser aproveitados da forma mais racional possível para que seja garantida a segurança alimentar (e ambiental) de todos.
O biólogo e professor da universidade de Harvard, Edward O. Wilson, disse em artigo à BBC Brasil que a preocupação ambiental está muito focada nas “partes não vivas” do meio ambiente – como a qualidade da água e da atmosfera e nas mudanças climáticas – e reserva-se pouca atenção a ecossistemas e à maioria das espécies. Wilson diz que mais reservas e parques naturais deveriam ser criados, enquanto a raça humana resolve os problemas de sua espécie.
Mudanças nos hábitos de consumo e contenção de taxas de natalidade são pontos destacados pelos estudiosos. Wilson analisa que os ricos têm padrões “absurdos” de consumo mesmo nos países em desenvolvimento e que essa é uma perigosa tendência. Segundo ele, é necessário adotar medidas de limitação desses hábitos de consumo nos países desenvolvidos e distribuir de maneira mais coerente a riqueza.
Especialistas em geral estão de acordo com a necessidade urgente de uma mudança de valores. Especificamente, que a prosperidade de um país seja medida por sua capacidade em satisfazer as necessidades básicas humanas, fornecer educação, oferecer métodos de contracepção, incentivar a criatividade, o senso de comunidade e cooperação e por quão bem seus habitantes conseguem tratar o meio ambiente. Parece fazer sentido para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores