quinta-feira, 5 de abril de 2012

O hábito da reciclagem e a reciclagem dos hábitos


Quando o assunto é meio ambiente e o que podemos fazer para conservá-lo, a primeira coisa que vem a mente da maioria das pessoas é o hábito da reciclagem. Mesmo você sendo adepto dela ou não tenho certeza que pode arriscar e dizer algo sobre o assunto. Se você é leitor do GreenStyle, então, não duvido que tenha aprendido de cor e salteado a reza dos 3 R’s: antes de reciclar primeiro é importante reduzir o consumo; caso seja inviável, deve-se tentar ser reutilizado e somente a partir daí segue-se para a reciclagem.
Aliás, esta última também tem suas próprias regras, e elas não são poucas. Demorei muito tempo a entender que não são todos os tipos de papeis que podem ser reciclados. Primeiro me apaguei à regra de que papeis recobertos com outros tipos de materiais, como o plástico ou alumínio, vão para o lixo comum. Ok. No entanto uma exceção a essa “regra-dos-papéis-recobertos-não-são-recicláveis” são as embalagens longa vida. As caixinhas de leite, por exemplo, são constituídas de papel, alumínio e plástico e mesmo assim podem ser recicladas sem problema. Tudo certo, regra das embalagens longa vida assimilada!
Mesmo assim, não demorou uma semana para uma amiga dizer que eu estava fazendo tudo errado, e que não adiantava nada separar os recicláveis se eu não lavasse tudo antes de enviar para coleta, caramba! Eu tenho uma vida para viver e reciclar exige uma parte dela. No início foi muito chato ter que lavar caixinhas de leite antes de jogá-las no lixo. Se vão para o lixo mesmo por que precisam estar limpas? Mas pensar que o que pode ser reciclado é lixo também era um erro. Hoje em dia separo e lavo tudo com gosto e tenho certeza de que estou contribuindo de alguma forma com isso. Como eu fiz da reciclagem um hábito? Me permita abrir um parentêses nessa história:
Tenho uma amiga que diariamente usa o fio dental toda vez que escova os dentes antes de ir para cama. Sinceramente, quantas pessoas você conhece que realmente fizeram desse comportamento um hábito diário? O número é baixo nas estatísticas, sem contar que, quando tratamos de higiene, as pessoas tendem a dizer que são muito mais higiênicas do que realmente são. Perguntei a esta minha amiga como aquilo era tão natural para ela. A resposta veio de imediato. Quando criança, sua irmã mais velha a ensinou: “você vai achar muito chato passar fio dental no início, mas sabe o quanto isso é importante. Por isso, não deixe de usá-lo todos os dias. Com o tempo, isso vai se transformar em um hábito e não será mais chato”. Hoje as duas não somente têm um sorriso lindo como também são super bem sucedidas no que fazem.
Essa singela lição nada mais é do que um grande ensinamento para fazer de qualquer comportamento um hábito. Hábitos não se adquirem, se conquistam. E existem três coisas que precisamos ter para conquistá-los: conhecimento do processo, propósito e persistência.
Em relação à reciclagem a maioria das pessoas só tem os dois primeiros: conhecimento do processo e propósito. Eu, que hoje em dia sinto até uma espécie de prazer em ver meu lixo indo para coleta, recomendo que todos persistam com a reciclagem. Por mais difícil que seja adaptar sua rotina para todas as obrigações que uma vida mais sustentável traz, acredite nos seus propósitos, vai valer o esforço. Logo suas novas atitudes serão hábitos. E mais do que isso: você se tornará uma fonte de bons exemplos.
Carolina Nalon é bióloga formada na Esalq-USP e life coach da Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente mora nos Estados Unidos e atende profissionais das áreas ambiental/social. Ela também escreve em seu próprio blog: http://carolinanalon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores