Compartilhe

Tags

Santander manda 560 toneladas de pilhas para reciclar

O programa de reciclagem “Papa-Pilhas”, do Banco Santander Brasil, chegou à marca de 560 toneladas de pilhas e baterias recolhidas para reciclagem em todo o Brasil. São 2.800 pontos de coleta distribuídos por 25 estados do país recolhendo qualquer tipo de pilha ou bateria portátil com medidas de até 5×8 cm, incluindo carregadores e telefones celulares. Implantado em 2006, o programa foi aos poucos sendo expandido para capitais e adjacências.

Segundo matéria publicada pelo site Ciclo Vico, de acordo com a Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica (ABNEE), o Brasil comercializa anualmente 1,2 bilhão de pilhas e 63 milhões de baterias de celular.
Os dados nos fazem pensar sobre o que está acontecendo com todo esse material e para onde está sendo destinado. Estão presentes em diversos utensílios usados no dia a dia e, por conter metais pesados em sua composição, representam um grande problema ambiental. É errado descartar pilhas e baterias em lixões por exemplo, pois alguns tipos deixam vazar substâncias tóxicas, contaminando lençóis freáticos, solo e ar.

Alguns metais presentes na composição são cancerígenos e têm efeito acumulativo no corpo humano, podendo causar desde enfraquecimento ósseo até perda de visão, audição e olfato. Uma das opções para minimizar o uso desses produtos descartáveis é a opção das pilhas e baterias recarregáveis. De qualquer forma, é preciso investir em iniciativas e programas como o Papa-Pilhas para que seja recolhido o máximo do total de pilhas e baterias comercializadas. Procure o ponto de coleta mais próximo de sua casa e ajude o Santander na reciclagem desse material.