sexta-feira, 27 de abril de 2012

Animais também têm gosto musical e suas preferências


Seja qual for o estilo, a música está inserida na vida dos seres humanos há séculos, e já virou elemento da rotina. Mas estudos recentes revelam que nós não somos os únicos amantes da música: outros animais também se encaixam nesse grupo.
A pesquisa foi desenvolvida pelo especialista em psicologia de animais, Charles Snowdown, professor da Universidade de Wisconsin, em Madison, Estados Unidos. Ele se aprofundou nos estudos da preferência musical dos animais realizando testes com macacos e gatos.
Seguindo a regra geral de que o tom e o ritmo de uma música devem corresponder aos do corpo – como as batidas do coração – para que ela seja compreendida, Snowdown produziu sons específicos para atender ao gosto musical dos animais.
Não adianta tentar fazer seu cachorro gostar de rock como você: essa ideia de correspondência faz com que as músicas que escutamos normalmente sejam incompreensíveis para os animais.
Pensando nisso, Snowdown desenvolveu músicas específicas com o compositor David Teie, pois cada espécie tem tolerância e gosto musical diferente. Para os macacos tamarins, foram usadas três oitavas mais altas do que a dos humanos, já que o coração desses bichos bate duas vezes mais rápido do que o nosso.
Para nós, o resultado desse som pode ser desagradável por ser agudo demais, mas soou bem para esses macacos, que reagiram positivamente à reprodução da música. Snowdown e Teie agora tentam compor músicas que agradem aos felinos, com uma frequência próxima à da voz deles e ritmo mais rápido, assim como a batida do coração deles.
O resultado pode ser conferido – e adquirido! – no Music for Cats, onde Teie disponibilizou a compra de músicas compostas para gatos a $1,99. A matéria é do MSNBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores