Se deslocar para a escola ficará muito mais fácil e prazeroso para 4,6 mil alunos da rede pública de ensino de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação da cidade lançou um novo programa para alunos matriculados nos Centros Educacionais Unificados, conhecidos como CEUs. O projeto oferece bicicletas de bambu para a utilização diária no itinerário escolar.

O projeto foi inaugurado com passeio ciclístico de 6km para celebrar a entrega das duas primeiras unidades. O projeto contemplará alunos com idade entre 12 e 14 anos. Cada um dos 45 CEUs receberá em torno de 100 unidades até o final do ano.
O desenvolvimento do projeto tem como consultor o especialista dinamarquês em mobilidade urbana Mikael Colville-Andersen e o uso das bicicletas estará condicionado ao treinamento coordenado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pelo Instituto Parada Vital. Os alunos aprenderão regras de trânsito e como manusear e reparar os equipamentos.

A “Bambucicleta” é assinada pelo designer brasileiro Flávio Deslandes. Sobre a resistência e o preço das peças, Deslandes argumenta: “Por ser flexível, o bambu tem uma resistência muito adequada. Exige baixo gasto de energia por ser cilíndrico e é extremamente viável. Com a fabricação em escala de cerca de 5 mil bicicletas, o custo, que hoje gira um pouco abaixo de R$ 1 mil, deve cair bastante.”
As bicicletas de bambu podem ajudar a minimizar a evasão escolar, além de contribuir para a saúde dos alunos.

* Com informações de Terra